MFF realiza oficina especial para quem deseja aprender a conservar e restaurar obras
Desde a invenção da fotografia, aconteceram várias tentativas de fixar a imagem em algo que pudesse ser preservado, um material que fosse durável. Por isso, é importante saber que existem objetos muito diferentes entre si e que cada material possui sua particularidade, principalmente ao tratar sobre conservação. O responsável por coleções fotográficas deve ser capaz de compreender as técnicas de produção, os materiais utilizados, estruturas, tempo de existência, de que forma uma peça pode se deteriorar e ter uma ideia de como evitar que isso aconteça e/ou minimizar os danos.
Foi por compreender a importância de manter uma coleção da maneira correta, que o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) está trazendo Juliana Buse para uma oficina imperdível sobre conservação preventiva de acervos fotográficos. A oficina acontecerá no próximo fim de semana (dias 07 e 08 e julho) e os encontros serão detalhados, com todo o material necessário incluso.
Conteúdo
Parte teórica:
- Conceitos
- Estrutura e tipologia das fotografias
- Fatores de deterioração
- Controle ambiental e de pragas
- Boas práticas de manuseio e acondicionamento
Parte prática:
- Higienização
- Acondicionamento
Perfil Juliana Buse – Atualmen te, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda em Conservação e Restauro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DCR/FCT/UNL), com formações em conservação e restauro de fotografia e outros documentos gráficos. Seus interesses de ensino e pesquisa incluem conservação e restauro de manuscritos históricos e acervos fotográficos e gestão de riscos em acervos em papel.
Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
Serviço:
Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Fotográficos
Dias: 07 e 08 de julho (sábado e domingo)
Horário: sempre de 13h às 17h
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Inscrições: R$150,00 (somente em dinheiro, presenciais, no Museu)
Mais informações: (85) 3017-3661
Post a Comment