5 documentários feministas que você PRECISA assistir!
Com origem no Século XIX, o feminismo é um movimento político e social que luta pela igualdade de gênero e a valorização do papel da mulher na sociedade. Apesar dos diversos mitos que o circundam, observa-se o surgimento de uma nova onda feminista impulsionada pelo advento das redes sociais, plataformas que dão voz às mulheres no mundo atual. Por isso, é importante que se conheça todas as vertentes e reconheçam que o movimento luta por mulheres de diferentes classes sociais, etnias e culturas. Na Netflix, existe uma variedade imensa de documentários feministas. Se você quiser aprender mais sobre a história do feminismo ou se inteirar de eventos recentes que afetaram a vida de mulheres ao redor do mundo, existem várias opções para você.
1 - She’s Beautiful When She’s Angry
She’s Beautiful When She’s Angry”, em tradução livre, significa “ela fica linda quando está irritada”. Se você é uma mulher, certamente já elevou seus níveis de irritação mais ainda ao ouvir esta frase, que tenta minimizar a frustração feminina. O documentário apresenta um olhar inspirador sobre as mulheres brilhantes e corajosas que lideraram o movimento feminista na década de 60.
2 - Queen Mimi
Precisa de um lembrete de que você é linda independente da idade? Queen Mimi é pra você. Este documentário comovente traça o perfil de Marie Heist, uma ex-sem-teto de Los Angeles que mora em uma lavanderia e fez amizade com celebridades como Reneé Zellweger e Zach Galifianakis.
3 - What happened, Miss Simone?
Nina Simone conseguiu dinheiro, fama e o Olimpo dos artistas. Mas, para a época, ela queria algo ainda mais absurdo: igualdade! Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a legendária cantora e ativista.
4 - The Hunting Ground
Os abusos sexuais nas universidades americanas são um problema antigo. Porém, a realidade desses casos só vem à tona quando as vítimas se recusam a se deixarem silenciar. O documentário mostra a onda de ataques e ainda os esforços dos funcionários para tentar encobrir os casos.
5 - Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?
Dirigido por Johanna Demetrakas, o documentário expõe mulheres de diferentes idades, etnias e classes sociais, entre famosas e anônimas, que se sentiram empoderadas pelo movimento e enfrentaram as dificuldades e opressões relacionadas ao gênero. Com histórias e experiências reais, a produção traz um retrato comovente de avós, mães e filhas que não pararam de lutar. Além de mostrar que ainda há um longo caminho para percorrer.
Existem milhares de maneiras de lutar pelos nossos direitos, e esses documentários feministas representam apenas alguns. O que importa é que eles te inspirem a abraçar sua identidade feminista. Partiu conquistar esse mundão?!
Post a Comment