Header Ads

Dia da Consciência Negra será lembrado no Cineteatro São Luiz

(Foto: Divulgação)
Para marcar o Dia da Consciência Negra, nesta terça-feira, o III Festival Audiovisual Luso Afro Brasileiro (Festfilmes) chegará ao Cineteatro São Luiz, com exibição de filmes a partir das 9 horas e seguindo até 21 horas, além de oferecer m seminário sobre programação de cinema em salas públicas, a partir das 10 horas, também com acesso gratuito.

A própria identidade do festival ressalta, segundo a organização, o compromisso com a temática luso afro brasileira e com a produção de cinema da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que levou a cidades do Ceará essa produção, habitualmente distante das grandes salas de cinema e da maioria das opções de exibidores em TV por assinatura ou serviços de “streaming”.

Entre os filmes que serão exibidos nesta terça-feira, 20/11, relacionados diretamente com o Dia da Consciência Negra, está “Disque Quilombola”, que o público pode conferir nas sessões de 9 horas e das 14h30min, horários da Mostra Animada do festival. O filme de David Reeks retrata “crianças do Espírito Santo que conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, o velho ‘telefone sem fio’ os dois grupos falam de suas raízes e desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças”.

A Mostra Animada celebra a parceria entre o Festfilmes e o Cineteatro São Luiz, que já levou mais de 85 mil estudantes ao cinema, ao longo dois anos e três meses, através desse equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Todos os filmes são disponibilizados pelo festival sem nenhum custo para o Estado.

Programação

Outro filme de destaque da mostra (também com exibição nas sessões de 9h e de 14h30min) é “Cabeça Papelão”, de Quiá Rodrigues, que adaptação do atualíssimo conto “O Homem da Cabeça de Papelão”, do clássico autor João do Rio, pseudônimo de Paulo Emílio Cristóvão Barreto, célebre escritor e jornalista negro do início do século XX, autor de “A Alma Encantadora das Ruas”.

O Dia da Consciência Negra no Festfilmes no Cineteatro São Luiz também conta com o filme português “O Refugiado”, de Rui Cardoso, presente na MOSTRA CPLP, às 16h, e cuja sinopse assinala: “Para fugir às atrocidades da guerra, um jovem africano dá início a uma atribulada odisseia.” Outro destaque dessa programação temática para o 20/11 é o filme “Tejo Mar”, de Bernard Lessa, também presente na Mostra CPLP, que começa às 16h. A produção trata de “João, um jovem de Guiné-Bissau que está terminando sua temporada de estudos no Rio de Janeiro. É sua última semana na cidade. Um amor torna mais intensa a sua despedida.”

Fechando o dia de exibições, mais um filme relacionado ao Dia da Consciência Negra: o “Exodus – De Onde eu Vim Não Existe Mais”, de Hank Levine, que acompanha as jornadas de seis refugiados – incluindo africanos – numa instigante abordagem sobre um dos temas mais dramáticos e urgentes do mundo contemporâneo: a crise dos refugiados. Cada vez mais pessoas deixam seus lares para fugir de motivos diversos como guerras e epidemias, buscando um porto seguro para recomeçar suas vidas.

SERVIÇO:

*Mais Informações – (85) 98652-3336.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.