Header Ads

Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará - 18ª Edição

Chico, Eu e Buarque (Imagem: Divulgação)

Esse ano, com o patrocínio exclusivo do Governo do Estado do Ceará – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e da Empresa Enel Distribuição Ceará, através do Mecenato, e apoio da Escola Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, SESC Iracema, Theatro José de Alencar, Cena 15, Vila das Artes, REDE CUCA, Devant acessórios de Dança, o Festival acontecerá de 27 de Junho a 08 de Julho e envolverá aproximadamente 2800 artistas, tanto do Ceará (Capital e interior), como também recebendo bailarinos, coreógrafos e maitres de dança de aproximadamente 15 estados do Brasil e três países do mundo.


A Abertura do Festival será dia 27 de Junho e acontecerá no Theatro José de Alencar ás 18h30m (Noite de Gala), os demais dias terá também o Theatro José de Alencar como palco principal (Mostra Internacional de Dança, Mostra Infantil, infanto-juvenil e prólogo, primeira sessão ás 16h30m e segunda sessão ás 18h30m. A Mostra competitiva e noite dos campeões acontecerão também no Theatro José de Alencar, com exceção do dia 02 de Julho, inicio das competições que acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Toda programação no Site do Festival – www.fendafor.com.br.

A abertura contará com 02 Espetáculos convidados; O Primeiro a Cia. Tanztheater Baden - Suiça –Direção de Daria Reimann com a Coreografia, ”Die Kugel” do Coreógrafo Suiço Hans Jürg Forrer, que é um fagmento do Espetáculo CAFÉ-SÄTZE GESCHICHTEN VON NEBENTISCH e o Grupo Do Teatro Arthur de Azevedo, Núcleo de Arte e Educação - MA, com o Espetáculo “Chico, eu e Buarque” – Fragmentospoéticos, Direção geral e Coreografia de Anderson Couto. Ainda na Estréia teremos os Bailarinos Convidados, que foram selecionados em Festivais para dançar na Estréia do Fendafor; Selecionado no CBDD Fortaleza Walef Rocha da Cia. de Dança Rossana Pucci e selecionado no Circuito Internacional de Dança de João Pessoa, o Bailarino Alladson Barreto da Academia Biofit de Mossoró – RN.

Durante a Mostra Internacional de Dança que Começa dia 27 de Junho e só termina em 01 de Julho, o Festival receberá grupos e Bailarinos Convidados de vários Estados do Brasil e outros países do Mundo; O Bailarino Cícero Gomes Primeiro Bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que Dançará com a Bailarina Convidada vencedora do Prix de Lausanne, Carolyne Galvão do Ballet Simone Malta de Goiânia, Convidado dos Estados Unidos da America o Bailarino Luciano Perotto, do Cleveland Ballet da Filadelphia, Dançara com a Bailarina Anne Jullieth da Cia Brasileira de Danças Clássica de São Paulo, Contaremos ainda com a participação da Bailarina Carioca Liana Vasconcelos, do Bailarino Alef Albert do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Bailarina Karen Johanna Cristaldo Orue, de Asunción, Paraguay e os Bailarinos Gleidson Vigne e Laura Ávila – Alemanha da StadtTheater Giessen.

Participarão ainda como convidados; O Ballet Lucymeire Aires de Fort-CE sob a direção de Lucymeire Aires, o Group KAFAMBA - Ballet da África sob a Direção de Alassane Diallo, A Logus Cia de Dança de São Paulo, Direção de Alinne Proeti, Cia de Dança de Itapajé – Ce, Direção de Cleber Alves, A Cia Cultura Urbana RJ, Sob a Direção de Marcelo Estrella , A Cia. de Dança Rossana Pucci de For-Ce, Direção Rossana Pucci e Cid Neto, O Stúdio In Dance – Fort-CE, Direção de Márcio Carvalho e Ingrid Rocha, A Cia Coletivo em Dança de São Luis – MA, Direção de Joilson Ferraz, Cia de Dança Rastro de Quixadá - CE, Direção de Gerlídia Tavares, Bailarino Bruno Peixoto Fort-CE, Centro de Ballet Clássico Monica Luiza de Fort-CE, Direção Mônica Luiza, Escola de Ballet Lucymeire Aires Ce – Direção Lucymeire Aires e Grupo Trilhas Fortaleza/Suiça – Direção Coletivo Brasil – Suíça.


Dia 01 de Julho encerramento da Mostra Internacional de Dança do Fendafor receberá a renomada Companhia de Dança do Estado de Goiás – FOHAT Cia de Dança, que apresentará o Espetáculo “Mazomba” Coreografado por Ariadna Vaz e Direção de Ariadna Vaz e Gisela Vaz, no Elenco 12 bailarinos. Outra atração que acontecerá dia 01 de Julho será o Lançamento e noite de Autógrafos do Livro “Aprendendo tudo sobre Ballet” escrito e desenvolvido pelo bailarino renomado em todo território nacional o professor/artista Gilbert D’ Assis de Belo Horizonte - MG. Ao longo dos trinta anos de carreira, tem sua formação acadêmica por grandes escolas metodológicas de ballet de conceito mundialmente conhecidas e respaldadas, atuou ativamente dançando em escolas, grupos e Cias. de dança e orgulhosamente lança seu Livro no FENDAFOR 2018.


REDE DE DANÇA – Rodada de negócios


O Fendafor realizará em parceria com a quitanda das artes o encontro da redecearense de festivais de artes cênicas e também será palco para uma rodada de negócios entres os artistas da dance e os diretores e programadores dos festivais, são 26 Festivais que compõe a REDE CEARENCE DE FESTIVAIS.

Prezando pela Saúde dos Artistas participantes de todo Brasil, o Fendafor incrementa mais um ano o “Fendafor FISIO 2018”, foi pensando nisso que novamente esse ano o Festival estará oferecendo atendimentos fisioterapêuticos, uma idéia que começou em 2017 e foi essencial para os bailarinos que necessitaram de atendimento. Esse serviço vai auxiliar não somente em eventuais quadros álgicos [dores], contudo principalmente em técnicas que contribuam para um melhor desempenho músculo/articular. A dança exige muitas habilidades físicas e treino atlético, expressando-se por movimentos elaborados que são realizados seguindo um ritmo pré-determinado pela música.


O FENDAFOR propõe a montagem de um panorama de dança no Ceará apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de fruição e intercâmbio cultural. Outro aspecto fundamental são os programas de formação de platéia, permitindo o acesso da população à dança, por meio de sessões gratuitas, através da parceria com instituições públicas e privadas de ensino regular, fortalecendo o processo de intercâmbio cultural. 


Ás atividades ofertadas pelo Festival para os bailarinos cearenses são gratuitas, isso permiti que artistas de baixa renda tenham a oportunidade de participar e conhecer de perto a fantástica engenharia do mundo da Dança, de todas as modalidades do amador ao primeiro bailarino do mundo, isso não se compra, essa chance é única e pode mudar a vida de muitos artistas cearenses. 


O Festival tem como palco principal o Theatro José de Alencar, as atividades acontecem manhã, tarde e noite. O Festival acontece em varias dependências do Theatro e como são muitas ações, ocupamos o Fayer, Palco do Jardim, Palco Principal, Hall, Teatro Morro do Ouro e as salas do anexo do Theatro com a parte de seminários, palestras, Mesas de negocio e formação, dessa forma conseguimos atender de fato os artistas participantes, principalmente os da periferia onde atrações culturais são quase isentas, ocupamos escolas públicas, projetos sociais, Universidades, praças e Escolas de dança da capital, sempre nas seis regionais da cidade.


São espetáculos das diversas linguagens da dança, do popular ao Clássico, amador ao profissional, infância a terceira idade, todas as modalidades e categorias; Mostra nacional, internacional, Prólogo, amadora, juvenil, infanto-juvenil e mostra competitiva. Oferecemos Cursos, oficinas, workshop, mostra de vídeo dança e seminários. Serão, palestras, conferências, lançamentos de livros, roda de conversa e ainda unimos as linguagens, com apresentações de teatro, exposição de fotografia, salas de áudio visual e música, fortalecendo o mercado de trabalho artístico, atingindo um publico diversificado, provocando uma importante troca de conhecimento e intercâmbio cultural. 

PARTE FORMATIVA


Apostando na formação de sujeitos críticos e na compreensão de um profissional de dança que dimensione sua atuação artística como ferramenta de constituição formativa dos indivíduos, a Direção Pedagógica do FENDAFOR 2017 vem para dar seguimento à proposta original do evento, que tem como premissa oportunizar o desenvolvimento de novos talentos, trocando experiência com os mais inúmeros grupos, bailarinos e Cias. de Dança de todo Brasil e outros países do mundo. Aliando sempre teoria e prática, formação e informação, amador e profissional.

CURSOS E RESIDÊNCIAS

O Festival vai oferecer 02 Residências e 22 Cursos cerca de 1000 vagas totalmente gratuitas para bailarinos e artistas cearenses. No Site você pode acessar todos os cursos e realizar sua inscrição, os cursos estarão disponíveis www.fendafor.com.br.

Os cursos acontecerão em locais descentralizados são parceiros para essa ação Formativa; Escola Porto Iracema das Artes, Cena 15, SESC Iracema, Escola de Ballet Janne Ruth, Academia Lucymeire Aires, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Ballet Hugu Bianchi, Academia Bailart, Studio de Dança Mainara Albuquerque, Studio de Dança Raquel Pinheiro e Escola Vila das Artes,

O Festival acontece de 27 de Junho a 08 de Julho

A Programação começa todos os dias ás 9h no Mercado da Dança com mostra competitiva de Solos, duos, Trios e grupos, a inscrição é realizada na hora no estande do FENDAFOR, somente dia 08 de Julho acontecerá de forma diferente, esse dia será dedicado somente para as Batalhas de By Boys e B.Girls (Breaking e Popping), com prêmio de R$ 3.000,00 reais para os vencedores. 

MERCADO DA DANÇA 

Criado em 2014, o Mercado da Dança dá acesso gratuito ao público que quer conhecer o Fendafor, acontecendo de 28 de junho a 8 de julho (exceto dia 2, onde o Festival será no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, nesse dia teremos ainda ações nas escolas e equipamentos culturais do Governo do estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza). O Mercado é no Jardim do Theatro José de Alencar dando oportunidade também a qualquer grupo ou bailarino que queira se apresentar no palco armado naquele local, que receberá também debates, rodas de conversa, lojas de roupas e artigos de dança, praça de alimentação e a secretaria do evento. Entre as lojas que estarão com estandes no Mercado da Dança estão; Capezio, Devant Acessórios, Du Dance, Só Dança, Dança Maria e Sonhos de Nina. As apresentações no Mercado são por ordem de chegada.

Mostra Competitiva

De 02 a 07 inicio primeira sessão ás 14h e segunda sessão ás 18h Toda programação no Site www.fendafor.com.br

Dia 08 Encerramento, Noite dos campeões e Premiação da Mostra competitiva a partir das 15h

A Mostra competitiva é um evento que faz parte da Programação do Festival Internacional de Dança de Fortaleza, o FENDAFOR. Ela nasceu a partir de uma vontade dos próprios bailarinos. Eles questionavam à direção do evento por que um Festival de grande porte como esse, não poderia propor dentro de suas ações, uma mostra competitiva. 

Essas questões foram analisadas com cuidado e profissionalismo, pois, a partir do momento que o Fendafor apresentasse uma Mostra de Dança Competitiva, ela teria que proporcionar muito mais que premiação com medalhas e troféus, como costumamos ver em outros festivais.

O Brasil que dança gosta de competir, de desafios e de ser avaliado. Isso se percebe observando os grandes festivais como o de Joinville, por exemplo, que é considerado o maior do gênero no Brasil e o maior do mundo, segundo o Guiness Book. 

Dia 08 na noite dos Campeões os primeiros lugares se apresentarão e logo após acontecerá a entrega de premiações que oferecerá 10 mil Reais para os melhores bailarinos, Grupos, Coreógrafos, remontadores entre outros. Passagens aéreas, Bolsas para Escolas e Companhias de Dança Nacionais e internacionais, Miami City Ballet School, Summer Brasil 2018, seletiva para o International ORCHEDANCE COMPETITION; INDICAÇÕES PARA O PRIDANSP PRÊMIO INTERNACIONAL DE SÂO PAULO; Maple Leaf School of Russian Ballet SUMMER INTENSIVE 2018 PROGRAM; British Columbia, Canada, na cidade de Victoria (Com alojamento); Bolsas para o Conservatório Nacional de Lisboa 9Com Hospedagem), Bolsa para Residência Artística de 2 Semanas com hospedagem na Suíça, juntamente a Companhia de Dança Tanztheater Baden – Suiça, Bolsas para a Escola Compassos em Assuncion (Com Alojamento), Bolsas para o Ballet Studio Uruguai em Montevidéu, Prêmio Revista Dança Brasil para o Melhor Grupo , melhor Bailarino e melhor Bailarina, entre outros.

Instituição Proponente

A instituição Bailarinos de Cristo, Amor e Doações – BCAD, fundada em 1994, é proponente do FENDAFOR, responsável pela criação, produção e direção geral do evento. O BCAD partiu da experiência de trabalho desenvolvido pela Companhia de Dança Jane Ruth, criada em 1985. Instalada no bairro Bela Vista, em Fortaleza, o BCAD beneficia um total de 560 crianças e adolescentes anualmente, na faixa etária de 6 a 29 anos desenvolvendo ações relacionadas à arte, cultura, esporte e educação. Também são beneficiados idosos e adultos das 1.500 famílias inscritas o 


BCAD, através da realização de aulas de alfabetização, de palestras, atividades lúdicas e artesanais, qualificação em corte e costura e outras, entre outras atividades.


Histórico do Festival;


Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará - ESSE ANO 17 Edição

O Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará têm como foco principal um programa de formação pedagógica para bailarinos, pensadores, produtores culturais, Mostra de Dança e posteriormente circulação de espetáculos e bailarinos selecionados no Festival para vários Festivais do Brasil e do exterior. Proporcionar maior visibilidade à produção local e estimular novos mercados de trabalho, circulando trabalhos (espetáculos, cursos, palestras e vídeos). Já Produção de Dança tem como foco investir na relação dança/produzindo e expandindo, passando pelos espetáculos cênicos, pelo vídeo e desempenho, 

estimulando novas pesquisas de linguagem, produções e estendendo também a rede de parceria já estabelecida.

O Fendafor nasceu no ano 2000 e desde sua fundação tem como principal objetivo a popularização da Dança no Estado do Ceará, unir talentos e oportunidades, este foi e é o nosso grande alvo, colocar nossos artistas em cena, oportunizar as Companhias, Bailarinos e Escolas de Danças, desde o amador até o profissional, do Ballet Clássico ao Popular de apresentarem seus trabalhos e produções artísticas, no momento em que os mesmos têm a chance de apreciar o melhor da Dança nacional e internacional, principalmente na troca de saberes e experiências, conhecimentos e intercâmbios, fazendo vistas a formação de platéia por onde ele passa.


Outro conceito fundamental é a formação de platéia, permitindo o acesso da população à dança, por meio de espetáculos gratuitos ou preços populares, além de estimular atividades artísticas e educativas, fortalecendo o mercado de trabalho artístico, atingindo um publico bastante diversificado. Teoria e prática, formação e Informação, abrangência multicultural, são os elementos que impulsionam o festival a apresentar o que de melhor está sendo produzido nas escolas, companhias e universidades de dança brasileiras e internacionais. O Festival oferece palestras cursos de diversas disciplinas promovendo um grande nível de conhecimento, discussões, conferências, lançamentos de livros, exposições e exibições de filmes e vídeos.


Tradicionalmente o FENDAFOR realiza a Mostra Internacional de Dança e demais atividades na última semana do mês de Junho e início de Julho e já faz parte do calendário cultural do Ceará e do grande circuito de Festivais Nacionais e Internacionais de Dança que acontecem no Brasil. O Theatro José de Alencar é o palco principal do Festival, juntamente ao Histórico Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. 


O Fendafor recebe por edição cerca de 2500 bailarinos do Ceará, do Brasil e de outros países do mundo, está classificado como o maior Festival Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, lançou um Livro em 2010 com histórico dos 10 anos de atuação, era mais de 150 empregos no período e 20 nos três meses anteriores, hoje ele acontece em Fortaleza e em 16 municípios do interior do ceará, atingindo todas as Regiões do estado.


FENDAFOR ITINERANTE; A MOSTRA DE DANÇA MAIS TRADICIONAL HOJE NO INTERIOR DO ESTADO; 

Em 2007 o Fendafor expandiu sua área de atuação passando a incluir o interior do estado do ceará no roteiro da Dança nacional, são mais de 16 municípios distribuídos nas macros regiões do estado do Ceará contemplados com a programação do Fendafor Itinerante. Á acessibilidade a bens culturais no interior do estado provoca um importante intercâmbio cultural que valoriza a cultura local e amplia o conhecimento na área da Dança. Atividades como estas são importantes levando em conta a falta de ações permanentes de valorização e acessibilidade a cultura no interior do estado do Ceará. 

A proposta do Festival é que os Grupos locais e do entorno de cada cidade do interior possam apresentar seus espetáculos, interagir nas oficinas, mostra de vídeos, palestras e participem também como atores e produtores da comunicação cultural local, vivenciando grandes experiências estéticas. 

Em todas as cidades conseguimos um público bastante expressivo, em 2015 infelizmente não tivemos incentivo financeiro para realizar o FENDAFOR Itinerante, nenhuma cidade do interior foi beneficiada e isso frustra muitos artistas, principalmente aqueles com pouquíssimas oportunidades de apresentarem seus trabalhos e participarem da programação pedagógica do Festival, creiam que em muitas cidades que passamos o FENDAFOR é a única ação cultural em Dança que eles recebem.

Ao exemplo de 2014 realizamos o Festival em 05 municípios e contabilizamos mais de 10.000 pessoas participando e assistindo aos espetáculos e entre apresentações, palestras, mostra de vídeo, cursos e oficinas aproximadamente 3000 bailarinos tanto de Fortaleza como de outros estados do Brasil e do interior do Ceará marcaram presença no Festival. A proposta é que o Programa “Fendafor, a Dança Itinerante do Ceará” com a utilização de novos suportes e essa expansão do Festival para o interior do estado, amplie a visibilidade da produção e espetáculos cearenses, intercalando-se ao veterano Festival Internacional de Dança de Fortaleza. 

O Festival contemplará as seguintes cidades; Sobral, Guaramiranga, Pacoti, Quixadá, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Barbalha, viçosa do Ceará, Senador Pompeu, Beberibe, Cascavel, Icó, Itapajé; Vale ressaltar que recebemos grupos, escolas e companhias de dança de todo o entorno dessas 16 cidades, contabilizamos pelo menos mais 32 cidades vizinhas participando como já vêm acontecendo em edições anteriores.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.